(85) 3003-8888
Ver meus resultados de exames
Resultados de exames dos meus pacientes
Emergencial:
24 horas
Ambulatorial:
Segunda a sexta:
das 7h às 18h
Sábado:
das 8h às 12h
Ressonância Magnética:
24 horas
Mamografia e Densitometria óssea:
Segunda a sexta:
das 8h às 17h
Sábado:
das 8h às 13h
Ultrassonografia e Doppler:
Segunda a sexta:
das 8h às 11h e das 14h às 17h
Sábado:
das 8h às 10h
Informações gerais sobre a DASA, maior empresa da América Latina e quarta maior do mundo.
Informações gerais sobre a Unimagem Medicina Diagnóstica.
A DASA está comprometida a ser uma empresa socialmente responsável, trabalhando preocupada com o bem-estar da comunidade e com o meio ambiente.
É também chamada de asma brônquica ou bronquite e é caracterizada por uma reação exagerada do sistema respiratório (traqueia e brônquios) a determinadas substâncias e partículas denominadas de alérgenos.
Os principais sintomas são cansaço, falta de ar, chiado, aperto no peito e tosse, reversíveis espontaneamente ou com tratamento.
São substâncias capazes de provocar alergias. Os principais alérgenos inaláveis são os fungos (mofo), os pelos de animais (gato e cão, principalmente), os ácaros, a poeira domiciliar, os pólens, a lã e até fragmentos de insetos. Os alérgenos alimentares incluem frutas, frutos do mar, proteínas de vários tipos de carne e ovos, entre outros.
Atopia é a propensão que um indivíduo tem de apresentar uma resposta do sistema imunológico a substâncias e partículas comuns, como os alérgenos inaláveis ou alimentares. Essa resposta imunológica é promovida pela produção de um anticorpo chamado imunoglobulina E (IgE), e algumas pessoas nascem com predisposição genética a apresentar reações em função do aumento desse anticorpo.
Cerca de 50% dos pacientes asmáticos é atópico ou alérgico. Nesses casos, os primeiros sintomas ocorrem na infância e tendem a regredir na adolescência.
A Asma conhecida como não alérgica ou idiopática, é caracterizada por aparecer na vida adulta. Esses pacientes dificilmente apresentam histórico de familiares com a doença.
Porém, todos os pacientes com Asma, alérgicos, atópicos ou não, apresentarão os mesmos sintomas. Nos asmáticos atópicos, os ataques podem ser desencadeados tanto por fatores alérgicos como não alérgicos.
As crises de Asma podem ser desencadeadas após contato com alérgenos inalantes ou ingeridos nos alimentos. Outros fatores são infecções do trato respiratório, exercícios físicos, exposição a cheiros fortes, substâncias químicas, fumo, sensibilidade a algumas medicações e fatores de ordem psicológica.
O diagnóstico clínico é feito pela análise da história clínica e do exame físico realizado pelo seu médico.
Existem vários exames complementares, que poderão ser indicados, conforme o caso de cada paciente.
Ainda não podemos afi rmar que a cura exista, pois trata-se de uma doença com um mecanismo complexo e múltiplos fatores envolvidos. Mas é uma doença que pode ser controlada.
Entretanto, medidas preventivas são fundamentais para o controle da doença e incluem controle ambiental (evitar exposição aos alérgenos inalatórios) e outras medidas relacionadas aos fatores envolvidos no desencadeamento da Asma. Existem vários produtos disponíveis para o tratamento de crises, assim como medicações para a prevenção dessas, que serão selecionados pelo seu médico.
Veja também: