(85) 3003-8888
Ver meus resultados de exames
Resultados de exames dos meus pacientes
Emergencial:
24 horas
Ambulatorial:
Segunda a sexta:
das 7h às 18h
Sábado:
das 8h às 12h
Ressonância Magnética:
24 horas
Mamografia e Densitometria óssea:
Segunda a sexta:
das 8h às 17h
Sábado:
das 8h às 13h
Ultrassonografia e Doppler:
Segunda a sexta:
das 8h às 11h e das 14h às 17h
Sábado:
das 8h às 10h
Informações gerais sobre a DASA, maior empresa da América Latina e quarta maior do mundo.
Informações gerais sobre a Unimagem Medicina Diagnóstica.
A DASA está comprometida a ser uma empresa socialmente responsável, trabalhando preocupada com o bem-estar da comunidade e com o meio ambiente.
A rinite é uma inflamação das mucosas nasais que pode ou não ser alérgica. No segundo caso, como em qualquer alergia, ela é caracterizada por uma resposta imunológica alterada do indivíduo. Ocorre uma reação de defesa do organismo contra substâncias geralmente consideradas inofensivas. Um indivíduo alérgico costuma apresentar reações a diversos tipos de substâncias.
A rinite alérgica possui características hereditárias, mas pode se manifestar mesmo sem que os pais apresentem a doença. O indivíduo pode possuir um sistema imune que desenvolve respostas exageradas quando em contato com determinadas substâncias.
Entre os sintomas principais estão obstrução nasal, devido ao inchaço da mucosa, coriza, espirros, além de coceira no nariz, garganta e olhos.
O diagnóstico da rinite é essencialmente clínico e será fornecido pelo médico após examinar o paciente. O histórico familiar, exame de sangue e testes de pele podem ser úteis em alguns casos.
Até o momento não há cura para a rinite alérgica. Como medidas para aliviar as crises, é preciso ter cuidado com a higiene do ambiente. O médico poderá, também, indicar o uso de medicamentos paliativos e aplicação de vacinas antialérgicas, que podem prevenir e auxiliar no controle das crises.
A melhor forma de prevenção, após a definição do diagnóstico de rinite alérgica diferenciando-a dos demais tipos de rinite, é identificar as substâncias que provocam alergia para evitar o contato com elas.
Editora médica: Dra. Anna Gabriela Fuks (615039RJ)
Jornalista responsável: Roberto Maggessi (31.250 RJ)
Veja também: